Ola, como vai? Obrigado pelo seu contato. Como posso ajudar? Fernando Rosa Corretor de Imoveis Creci SP 124.133f 12-981700938

Notícias

Terrenos de Marina – O que pode mudar?

25/04/2022

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados uma proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com os terrenos de marinha e com as taxas cobradas de seus ocupantes. Porém ainda cabe análise e aprovação no Senado.

Os terrenos de marinha são terras de propriedade da União, assim previsto por questões estratégias de soberania e governo. Compreende a distância de 33 metros entre a linha da margem de uma costa marítima, demarcada pela SPU – Secretaria do Patrimônio da União a partir da linha permear média do ano de 1831.

Nessa faixa poderão existir prédios e casas que devem cumprir a legislação que exige a regularização dos imóveis junto à União para uso particular, comercial ou industrial. Essa ocupação e uso deve ocorrer por meio de autorização do espaço concedido pela União e o terreno de marinha devidamente discriminado na matrícula, escriturado como tal no Tabelionato de Notas (nas concessões e transmissões), bem como no Cartório de Registro de Imóveis.

Nesse sentido, está previsto o “laudêmio” que trata-se de uma taxa única, prevista na transferência dos direitos de ocupação do comprador, por retribuição por uso do bem público. É um percentual sobre o valor venal ou da transação do imóvel a ser pago quando ocorre uma transação onerosa com escritura definitiva dos direitos de ocupação, ou aforamento de terrenos. Em casos gerais, temos o laudêmio em 2% aos terrenos cadastrados antes da Constituição de 1988 e 5% aos terrenos cadastrados após essa data.

Já o Aforamento trata-se de um direito real, em que mediante contrato com a União, atribui a terceiros o domínio útil de um imóvel de sua propriedade, recebendo o foro anual certo e invariável de 0,6% do valor do domínio pleno do terreno.

O terreno de marinha possui o RIP, que é o Registro Imobiliário Patrimonial, um número emitido pela SPU – Secretaria de Patrimônio da União, órgão esse que controla as propriedades da União, e sendo assim, os terrenos de marinha.

A CAT é a Certidão de Autorização de Transmissão, emitida pela União, essencial para que se proceda uma transferência de direito de uso de uma área de terreno de marinha.

Vale ressaltar que os bens imóveis da União não utilizados em serviço público poderão, qualquer que seja a sua natureza, ser alugados, aforados ou cedidos. Logo, é possível construir em terreno de marinha. Mas atenção, construir sem autorização pode gerar penalidades, inclusive, de demolição.

Importante ressaltar ainda que a irregularidade no que concerne às previsões e obrigações quanto aos terrenos de marinha, implicam em confisco e na suspensão da autorização de ocupação por parte da União.

O projeto em questão acaba com essas taxas e dá várias destinações a esses locais a depender da ocupação. Caso a área seja destinada a prestação de serviços públicos federais, mesmo que por meio de concessionárias, ou tiver unidades ambientais, continuará a propriedade da União. Se houver serviços públicos estaduais ou municipais, será cedida a propriedade ao Estado ou ao Município.

Caso o terreno esteja ocupado por pessoas físicas ou empresas inscritas na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), terão o domínio pleno dos mesmos, mediante pagamento.

A PEC não define como será estabelecido, os critérios, o como será valorado esses terrenos, diz apenas que as quantias gastas com foros e taxas de ocupação nos cinco anos anteriores serão abatidos do valor respectivo.

Há questões importantes ainda a ser discutidas e apontadas? Com certeza! De qualquer modo, a PEC aprovada ou não, antes de comprar ou comercializar um terreno de marinha, é essencial que a documentação seja criteriosamente analisada, conferida, por especialista em documentação e negociações imobiliárias.

Poliana Ribeiro
CEO da Inteligência Cartorial
@polianaribeiros
https://www.inteligenciacartorial.com.br
https://publicidadeimobiliaria.com/terrenos-de-marina-o-que-pode-mudar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email




Fonte: By Poliana Ribeiro

Outras Notícias

Vantagens e Desvantagens de Morar em um Condomínio Fechado

Vantagens e Desvantagens de Morar em um Condomínio Fechado Confira aqui quais são as vantagens e desvantagens de morar em um condom&i...

Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para Solteiros

Confira algumas dicas para encontrar um ótimo imóvel para solteiros, levando em consideração o estilo de vida, localiza&cc...

Em quais cidades os imóveis mais se valorizaram e mais perderam nos últimos 5 anos?

Em quais cidades os imóveis mais se valorizaram e mais perderam nos últimos 5 anos? A valorização do preço m&eacut...

A Documentação necessária para um financiamento imobiliário e seus mitos

A Documentação necessária para um financiamento imobiliário e seus mitos Quando se inicia um processo de financiamento ...

Queda da taxa Selic vai impulsionar ainda mais o mercado imobiliário

Para especialistas no mercado imobiliário, tanto para clientes finais, quanto para investidores, o momento ideal para realizar a compra de im&o...

O que é amortização de financiamento e entenda qual é a melhor opção para o seu contrato

Adquirir um imóvel é um dos maiores sonhos de grande maioria dos brasileiros. No entanto, para alguns, isso exige também a co...

As Vantagens e Desvantagens de Ter uma Casa na Praia

Com a proximidade do verão, muitas pessoas começam a considerar a possibilidade de comprar ou alugar uma casa na praia. Ter uma casa na ...

Como Realizar o Sonho da Casa Própria com o Financiamento

Imagine você morando na sua casa própria mais não tem condições financeira para comprar Avista e a única op&c...

Quais Os Riscos de Comprar um Imóvel com Processo Judicial

Comprar um imóvel é uma das maiores decisões financeiras que a maioria das pessoas enfrenta. Porém, além de ser bas...

Quais as diferenças de imóvel urbano e imóvel rural?

Quais as diferenças de imóvel urbano e imóvel rural? Imóvel rural e imóvel urbano pode ser a escolha de muitas ...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre Nós


  • Fernando Rosa
    Corretor de Imóveis 
    Creci SP: 124.133f
    (12) 98170-0938

    Carlos Rosa
    Corretor de Imóveis 
    Creci SP 48.306f
    (19) 99770-3477 

    Observação:

    1- Valores, disponibilidade e condições dos imoveis, sujeito a alteração sem aviso prévio.
    2 - Nos reservamos ao direito de retificação de qualquer informação das publicações 

Contato

www.machadorosa.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.